Véus

O véu é tão importante no look de uma noiva como o bouquet ou o vestido. Não é obrigatório, pois depende muito do estilo de cada noiva e mesmo por isso, existem muitos tipos de véu. Na Vestidos & Tiaras trabalhamos com todos eles, no entanto a opção final é sempre da noiva. Mas melhor do que ver é experimentar as diferentes possibilidades e depois daí decidir sobre qual a que combina mais consigo e com o estilo que pretende. Falaremos então um pouco sobre os principais tipos de véu:

O tradicional véu longo ou catedral:É um véu mais formal, normalmente para casamentos na igreja. Sao véus que em gande parte das vezes acompanham as caudas dos vestidos lembrando um pouco as cerimónias reais e o romantismo. Os véus podem ter de 2 a 5 metros, no entanto há que ter algum cuidado com a escolha pois um véu deste tipo pode incomodar a noiva se for demasiado comprido.

 

Véu médio ou ponta de dedo:
Apesar de ser o preferido pelas noivas, o véu longo não é a única opção. Há também o véu de tamanho médio, conhecido como ponta do dedo. Tem esse nome porque o seu comprimento deve ser justamente a ponta dos dedos da noiva e é indicado para praticamente todos os tipos de vestido. É uma boa opção para a noiva que não dispensa o véu mas não quer um tão longo como o anterior. Vem a ser cada vez mais usado por ser prático e dar um look mais leve à noiva que quer conjugar o estilo clássico com um toque de modernidade.

 

 

Véu cotovelo:

Mais uma vez o nome dita o comprimento. É um véu de noiva que deve alcançar o cotovelo da noiva ou coincidir com a cintura. Pode ser usado com qualquer tipo de vestido, mas regra geral, combina melhor com um vestido muito mais simples, sem muita armação ou cauda. Complementa um look mais leve e simples muitas vezes usado para casamentos no civil ou cerimónias informais.

 

 

Véu ombro e véus muito curtos:

Muito mais informal que os anteriores, deve ser o escolhido para cerimónias durante o dia e são perfeitos para os vestidos de noiva curtos e com decotes cai cai. Há muitas variações para este género de véu, como os fascinadores ou os véus super curtos, que cobrem só um lado da cabeça e podem ser super charmosos!

 

 

Mantilha:

A mantilha é de origem hispânica e de acordo com a tradição está associada à modéstia, humildade, pureza e juventude da noiva. Assim como os véus, podem ser adornadas com tiaras, grinaldas ou até mesmo sem muitos detalhes. A sua principal característica são as aplicações, a renda e os bordados artesanais. Diferente do véu, leve e esvoaçante, a mantilha é mais pesada e deve ficar rente ao rosto e ao corpo. As mantilhas para noivas demonstram um toque de glamour mas há que ter muito cuidado na hora de escolher o penteado pois como ela tem mais peso que um véu, será essencial escolher penteados bem estruturados. A mantilha pode ser usada com vários tipos de penteados até mesmo com detalhes de flores combinando com a renda, dando um toque de graça e romantismo a noiva. No entanto há que ter alguma precaução para não carregar demasiado nos detalhes, os bordados são sofisticados, mas perdem a elegância se forem utilizados em excesso mas claro que a Vestidos & Tiaras estará sempre disponível para ajudá-la neste e em todos os detalhes.